Folia 2020

Galo comanda Arrastão do Frevo e anuncia que o carnaval de 2020 já começou no Recife Agremiação foi o destaque da prévia carnavalesca realizada, neste domingo (5), no Bairro do Recife, no Centro. 
Por Tatiana Notaro, G1 PE

Faltando 48 dias para o desfile oficial, no Sábado de Zé Pereira (22 de fevereiro), o Galo da Madrugada abriu a programação de prévias do ano, neste domingo (5). A agremiação estreou no Arrastão do Frevo, promovido pelo Paço do Frevo, colocando alegorias, passistas e estandartes nas ruas do Bairro do Recife e avisando para uma multidão que o carnaval 2020 já começou (veja vídeo acima). Veja as datas das festas, prévias e desfiles no Recife e em Olinda Pontualmente às 16h, no Marco Zero do Recife, o cortejo começou com toque de clarins e, em seguida, com "Voltei, Recife". O desfile seguiu pela avenida Marquês de Olinda, até o encerramento em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha, por volta das 17h.
Alegorias do Galo da Madrugada animaram o Arrastão do frevo, no Bairro do Recife, neste domingo (5) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

"É uma grande satisfação para nós participar de eventos que promovam o frevo para o povo, como o Galo sempre fez", disse o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses. "Essa estreia superou nossas expectativas, com todas essas ruas repletas. A gente reforça o convite para que todas essas pessoas, 'e mil vezes estas', estejam no desfile do Galo no dia 22 de fevereiro", disse. A prévia levou muita gente ao Centro do Recife. Os foliões queriam antecipar a brincadeira na festa do Galo, considerado o "maior bloco de carnaval do mundo", segundo o Guiness Book. Muitos deles foram fantasiados. O monitor de vendas Paulo André da Silva e o vigilante Carlos Antonio da Silva se divertiram no Arrastão do Frevo.
Paulo foi vestido de arqueiro gavião para o Arrastão do Frevo, no Recife, neste domingo (5) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco/Press

Vestido de gavião arqueiro, Paulo disse estar pronto para o carnaval. Ele afirmou que tem mais de 20 opções de fantasias. "Vim para 'esquentar' para o desfile do dia 22 de fevereiro. Vou sair de destaque no carro alegórico" afirmou. O amigo dele Antonio, fantasiado de Batman, disse que usa as alegorias de super-heróis para sair no carnaval. No resto do ano, informou, faz trabalho voluntário em hospitais.
Antonio usou a fantasia de Batman em prévia, neste domingo (5), no Bairro do Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press


Todas as idades 
A dona de casa Selma Soares acompanha a filha, Mylla Beatriz, de 12 anos, por todos os lados no carnaval. Neste domingo (5), ela estava no Bairro do Recife. A menina dança frevo desde os 8 anos, porque precisa fazer um atividade física. Assim, escolheu o ritmo de que mais gosta. "Ela é da Escola de Frevo do Recife e faz parte de outras escolas, em Olinda. No carnaval, onde ela for, eu vou junto", diz a mãe.
Garotada aprende a dançar frevo desde cedo e leva a arte para as ruas do Recife — Foto: Tatiana Notaro/ G1 PE

A advogada Adriana Amanda também terá a mesma agenda de Selma: acompanhar a filha passista em todos os compromissos. Júlia Mayara, de 11 anos, começou a dançar balé aos 3 e está no frevo desde os 8.
"Frevo é nossa cultura e ela já compete no Balmasquezinho (versão infantil do mais famoso baile de máscaras do carnaval do Recife) e no concurso de passista do Pátio de São Pedro", diz a mãe, sobre as muitas competições de frevo das quais a filha participa e que fazem parte do calendário da festa em Pernambuco. Para a também passista Ana Luísa Lopes, 12 anos, existem muitas vantagens em conviver com o ritmo pernambucano. "Eu vivo o frevo o ano todo. As pessoas ficam tristes porque o carnaval acaba, mas eu convivo o ano todo. Aproveito e ainda faço exercícios. Quando chega o carnaval, já sei dançar, diz a menina, que é a atual "princezinha" do Balmasquezinho. 

Ensaios 
Vários grupos já ensaiam no Bairro do Recife, a exemplo do maracatu Ogun Onilê, que ocupará o bairro todos os domingos até o carnaval, a partir das 15h, na Avenida Rio Branco. 
O Bloco Eu Quero Mais também ensaia seu repertório de frevos de bloco para o carnaval 2020. Segundo a presidente, Leone Correia, a agremiação existe há 28 anos. "Teremos agenda nos encontros de bloco na Rua da Aurora, no Marco Zero, no Morro da Conceição, no Recife, e também em Olinda".
Agremiações levaram estandartes para o Arrastão do Frevo, no Bairro do Recife, neste domingo (5) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press