Quixaba comemora 26 Anos de Emancipação Política! Parabéns Povo Quixabense!!!

Quixaba é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa da Cruz.

O topônimo Quixaba refere-se a uma árvore brasileira de médio porte cuja casca tem propriedades medicamentosas. Há registros de uma fazenda com este nome no município de Flores.
O distrito de Quixaba foi criado em 1953, subordinado ao município de Flores. Em 1 de outubro de 1991 foi elevado à categoria de município, desmembrado de Carnaíba.
Teve como o primeiro prefeito de sua história, Antônio Ramos da Silva, o Pezão ou Antônio de Julião, hoje, vereador do municipio. A governabilidade do municipio continuou por dois mandatos seguidos de José Pereira Nunes (Zé Pretinho), que elegeu seu sucessor Micinha, retornando quatro anos depois e governando Quixaba por mais oitos anos, sendo mais dois mandatos seguidos. Em 2016 foi eleito mais um sucessor de Zé Pretinho, desta vez o atual prefeito Sebastião Nunes Cabral (Tião de Gaudêncio).
Quixaba localiza-se a uma latitude 07º43'13" sul e a uma longitude 37º50'54" oeste, estando a uma altitude de 542 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 551 habitantes. Ao norte  fica o estado da Paraíba, ao sul e leste, o municipio de Carnaiba, ao oeste fica o municipio de Flores.
Economia baseada na agricultura e pecuária. Possui uma área de 216,38 km.
Tornou-se nacionalmente conhecido como o municipio com a melhor educação do país, segundo dados do Ministério da Educação.

As comemorações pelos 26 anos de Emancipação Politica de Quixaba se estende neste domingo dia 01 de Outubro, quando o prefeito Tião de Gaudêncio e sua comitiva recebem os deputados Sebastião Oliveira (Federal licenciado) e Secretário Estadual de Transportes de Pernambuco e Alberto Feitosa (estadual).

Pela manhã acontece o hasteamento dos pavilhões, corte do bolo, celebração da missa no Ginásio de Esportes, inaugurações e a entrega de dois novos veiculos para a Secretaria de Saúde.

A partir das 22h00 acontecerão shows em praça pública com a Banda Pedrinho Pegação e a Dupla Amigos Sertanejos.

Postar um comentário

0 Comentários