Afogados: Escola Dom Mota, uma escola de resultados promoveu o Projeto "Agosto Poético"

O Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque em parceria com a Secretaria de Educação do município de Afogados da Ingazeira fechou com chave de ouro o mês do Agosto Poético. Um projeto que prioriza a cultura da região levando para as salas de aula cordéis e poetas sertanejos. 
 A coordenadora de biblioteca Paula Santana comemora a festividade que foi realizada durante todo o mês de Agosto na instituição, fomentando ainda mais o trabalho de leitura: " O gosto pela poesia deve começar pelo conhecimento da riqueza e grandiosidade da cultura sertaneja".

 A escola realizou nesta quinta feira 31, o encontro épico com José Rufino da Costa Neto, Dedé Monteiro , o Patrimônio Vivo de Pernambuco pela FUNDARPE e o repentista Diomedes Mariano. Os alunos dos anos inicias e finais realizaram apresentações de cordéis Abrilhantando o Agosto Poético. " O desafio de trabalhar cordéis é fazer com que produzam cordéis e isso é esperado em dois ou três alunos, mas para surpresa nossa todos os estudantes conseguiram produzir e declamar cordéis" registra a professora Aparecida Rodrigues. 
 A escola Dom Mota compreende a importância do trabalho cultural e na iniciativa foi motivada a continuar com o trabalho na  criação do grupo de Declamadores Excelência que levará o sobrenome da instituição. Na oportunidade os alunos também homenagearam a lenda do repente, João Paraibano com cordéis de improviso do autor, resgatando a memória do poeta e cantador com temas reflexivos. A diretora escolar Magaly agradece a todos os envolvidos no projeto e declara : " o projeto não terá fim, o conhecimento não tem fim. Iremos continuar nesta caminhada de amor a cultura nordestina, aos cordelistas e cordéis como meio eficaz de aprendizagem".

Postar um comentário

0 Comentários