A chegada do extinto trem à cidade de Serra Talhada em 1957

A fotografia acima foi tirada em fevereiro do ano de 1957, dia da inauguração da primeira estação de trem na Cidade de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. Naquele importante dia, os moradores locais foram presenciar a chegada da primeira locomotiva neste grande Município sertanejo.
 No evento, estiveram presentes represantes do Governo Federal, Estadual e municipal, além de centenas de moradores que prestigiaram o progresso chegando na Capital do Xaxado. Com o passar do tempo aquela ferrovia foi estendida até Salgueiro, onde funcionou até o ano de 1983.
 Naquele tempo, todas as ferrovias do nordeste eram controladas pela RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima. Esta empresa foi responsável pela construção daquela antiga ferrovia. Naquela época, o Trem serviu como meio de locomoção diante das pessoas as quais teriam como destino outras cidades, principalmente o Recife, a capital do nosso Estado. O trem teve grande importância no transporte de passageiros e escoamento das mercadorias locais, além do escoamento da produção agrícola da região, especialmente o algodão, considerado o ouro branco do sertão nordestino. (Texto e fotos: Iêdo Ferraz especialmente para o Blog)

Postar um comentário

0 Comentários