Artigo: À ausência de calor invadiu o Sertão.

Os sertanejos fortes e acalorados, já estão acostumados com as altas temperaturas, na casa dos 30 graus. Não é novidade em cidades sertanejas ouvi o povo falar “ que calor danado”, “hoje o ventilador trabalha”, “se colocar um ovo no telhado, em poucos minutos o mesmo estará frito”, etc. Pois bem, essa realidade é bem vivida por todos os sertanejos. Mas, recentemente, uma “onda de frio invadiu” os vilarejos e povoados sertanejos, com destaque para Pernambuco, que em Triunfo, cidade do interior, registrou a menor temperatura do pais, na noite do dia 04 de julho, onde os termômetros atingiram 14,1ºC.
  
  Lá em Triunfo, uma cena já é comum: moradores saírem para rua com casacos, luvas, gorros e cachecóis, sentindo o frio gostoso da cidade que encanta o Sertão.  À beira do açude da cidade, rodeada da bela paisagem do pátio arquitetônico, moradores e turistas que chegam por lá, se surpreendem com o clima em pleno Sertão e até lembram cenas de cidades europeias. Lá, uma festa bem badalada é a dos estudantes. Nesse período, a economia local se fortalece com o turismo, tendo em vista a grande quantidade de visitantes de outros estados do Nordeste que não perdem a oportunidade de prestigiar a festa e curtir o friozinho da Oásis Sertaneja 
A orientação médica, é que nesse período, os cuidados devem ser redobrados. Resfriados, problemas nos ouvidos, secreção nos olhos, etc., são alguns sintomas que aparecem com essas baixas temperaturas. É preciso se agasalhar bem, com cuidado todo especial com os recém-nascidos.  Ademais, oportunidade também para fazer caridade. Ou melhor, viver a fé cristã. Tantos que vivem nas ruas de nossas cidades passando frio, que tal distribuir agasalhos, um bom chocolate quente e um pouco de oração para tentar amenizar a dor daqueles que tanto sofrem.  Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro...e uma fé missionária capaz de sentir o que o outro sente. O exercício da fé, aquece a alma.

Renan Walisson, é acadêmico de Direito da Faculdade de Integração do Sertão-FIS, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, religião e tecnologia. Escreve às segundas.

Postar um comentário

0 Comentários