Iluminação pública precária gera clima de insegurança em Carnaiba

 Os moradores do centro da cidade de Carnaiba, no sertão do Estado de Pernambuco,  vivem em clima de insegurança ao andar à noite nas ruas da cidade por conta da precária iluminação.   

Entre aqueles que alteraram sua rotina para evitar caminhar pela vizinhança após o anoitecer está moradores da Praça Nossa Senhora de Lourdes, que antes, era um dos cartões portais de Carnaiba, que passou a tomar precauções ao sair de casa. 
“Existem becos e muros altos na praça e que dá acesso ao Rio Pajeú e temos medo de que "gente de má fé" se escondam nesses lugares, aguardando uma vítima. Então, evitamos passar a pé para não sermos assaltados. É triste, mas todo mundo sabe o quão complicado tem sido andar aqui depois que escurece”, relata uma moradora alertando ainda sobre os furtos de veículos que vem acontecendo na cidade.
Já em outras vias como a Rua José Martins, presença dos caminhões compromete a ampla visualização da rua e das calçadas, o que pode facilitar a abordagem dos assaltantes que usam o elemento surpresa ou pessoas más intencionadas que queiram fazer o mal a outra pessoa. Dai a  preocupação em relação à falta de fiscalização dos veículos pesados. “Tenho medo pelos idosos e também pelas crianças que vivem brincando, correndo o risco de na escuridão caiam nos buracos da via publica". Focou outro morador que não quis se identificar. 
 A maior revolta dos carnaibanos é a cobrança da Taxa de Iluminação Publica, criada na primeira gestão do prefeito Anchieta Patriota, que cobra uma taxa nos dias de hoje que variam de R$ 2,80 (Dois reais e oitenta centavos) à mais de R$ 100,00 (Cem reais) e o que a população ver são postes com luminárias apagadas, imparcialmente funcionando e outras quebradas sem atenção nenhuma por parte da Secretaria de Infraestrutura de Carnaiba.

É fácil perceber a precariedade da iluminação publica da terra da música fazendo um passeio durante as noites na cidade, focando em especial a Praça Nossa Senhora de Lourdes, Rua José Martins (rua da igreja), Vila Central, Bairro da Gitirana, Rua Joaquim Escrivão e a Rua 04 de Outubro além da Rua Santa Luzia que dá acesso do centro da cidade à Rodovia PE 320 na saída para Flores.

Postar um comentário

0 Comentários