POVOS DIFERENTES CONTRIBUÍRAM COM A BELEZA DA CIDADE DE TRIUNFO-PE

Por Carlos Ferraz:
Acredita-se plenamente que o "visitante momentâneo" ou "turísta periódico" ao desembarcar em Triunfo-PE,  mesmo sendo algum desatento observador terá como primeira impressão tratar-se de ambiente diferenciado, justificando a denominação de "Oásis do Sertão". O ambiente destaca-se pela arquitetura e tem nela refletida a anterior permanência dos mais diversos habitantes estrangeiros (alemães, portugueses, ingleses, americanos, suíços, italianos) instalados no território por volta do século passado. Entre os pontos altos estão as igrejas e capelas localizadas na sede e nos distritos de Canaã e Jericó.
Também é possível encontrar na valorizada área urbana,  além da visualização bastante diferenciada da  arquitetura - se comparada a outros municípios circunvizinhos- , influência outras em pontos diversificados, a exemplo de costumes, agricultura, construções, aspectos fisionômicos, deixados por aqueles que passaram significativas temporadas.
 Embora ,muitas dessas  ações e obras, tenham sido infelizmente aniquiladas e destruídas no período contagiante de falso modernismo que atingiu em cheio  o município  por volta do período 1970,1980,1990. 

Quando resolve-se  fazer minucioso análise comparativo, observa-se negativamente, como reflexo dos tempos atuais, que tornou-se comum a  instalação de cerâmicas e azulejos naqueles representativos monumentos ,casarões e sobrados, onde as invencionisses foram implantadas contrárias ao perfil arquitetônico neoclássico,  chegando a transformar  em deprimente visual . Sem dúvida,  um conjunto arquitetônico dos mais admirados no Estado teve sua beleza profundamente maculada por todo esse caos  prejudicial à  sua história e estética. Não vale a gestão conduzir o problema fazendo vista grossa, como sempre, algo necessita ser providenciado com urgência.

Postar um comentário

0 Comentários