Professor derrota irmão de Eduardo Campos e se elege prefeito de Olinda

Numa das disputas mais tensas deste segundo turno em Pernambuco, o candidato do Partido Solidariedade, Professor Lupércio, levou a melhor e se tornou o novo prefeito de Olinda. Ele saiu das urnas com 120.225 (57,04%), contra 90.558 (42,96%) de Antônio Campos (PSB).
Com a vitória o Professor Lupércio será o sucessor de 16 anos de administrações do PCdoB. Até junho, pouca gente tinha ouvido falar do novo prefeito. Vereador por duas vezes, ele foi eleito deputado estadual em 2014 graças à chapinha montada pelo Solidariedade.
Quando começou a cogitar a candidatura à Prefeitura de Olinda, muitos atores políticos da cidade viam na movimentação uma articulação para fortalecer a sua reeleição para a Assembleia Legislativa. No entanto, com o início da campanha, ele começou logo aparecendo na terceira posição, atrás da ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB) e da ex-candidata Izabel Urquisa (PSDB).
Apurados os votos do primeiro turno, Professor Lupércio ficou na segunda posição, com 23,38% dos votos. No segundo turno, travou um embate monotemático com Antônio Campos sobre a naturalidade dos candidatos.
Também viu o adversário tentar colocar-lhe a pecha de candidato do PCdoB, de Renildo Calheiros e de Luciana Santos.
Com os votos apurados, venceu com uma diferença de 14,08% – percentual não registrado em qualquer pesquisa.
Olinda também teve uma abstenção de 20.868 pessoas (8,05%). Dos que votaram, 8.053 (3,38%) votaram em branco, enquanto outros 19.624 (8,23%) anularam o voto.

Postar um comentário

0 Comentários