Polícia Civil divulga balanço da operação ‘Respeita Januário’ deflagrada no Sertão

Carlos Britto
A Polícia Civil divulgou na manhã desta quinta-feira (30) o resultado da Operação ‘Respeita Januário’, deflagrada na manhã desta terça-feira (28) nas cidades de Exu e Moreilândia, no Sertão pernambucano e em João Pessoa, na Paraíba. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão, busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa responsável pela prática de homicídios, assaltos e tráfico de drogas na região.  Na operação foram expedidos 12 mandados de Prisão Preventiva e oito pessoas foram presas nas cidades de Exu e Moreilândia.
De acordo com a titular da delegacia de Polícia Civil de Exu, Lívia Callou, as investigações tiveram início para averiguar o grande número de roubos registrados em Exu, mas as investigações ganharam grandes proporções à medida que outras práticas criminosas foram sendo descobertas.
Começamos investigar e com o transcorrer das investigações nós começamos a nos deparar com outras condutas criminosas que nos obrigou a também investigá-las e por esta razão a operação ganhou uma proporção maior do que a esperada”, disse.
Lívia diz ainda que a operação foi batizada de ‘Respeita Januário’ em homenagem aos versos do cantor Luiz Gonzaga que cantou o respeito. “Luiz Gonzaga cantou o respeito às leis, respeito à ordem pública e esta foi a essência desta operação. O respeito”, explicou.
Tráfico intenso:
Ainda segundo Lívia, durante a ação também foi apreendida a quantia de R$ 3 mil, o que leva a crer que o tráfico de drogas era intenso na região. “Na ação foram apreendidos aproximadamente 3 mil reais o que nos leva a crer que o tráfico era bastante intenso pelo valor envolvido”, disse.
O delegado seccional da 24ª Desec, Jairo Marinho, diz que as investigações tiveram início no mês de Março e também combateu crimes violentos letais. “Os elementos agiam como uma associação independente. Então esta operação serviu também para combater os crimes violentos contra a vida”, disse.
Durante o balanço, o delegado Lamartine Fontes destacou a relevância da Operação e o trabalho em parceria dos órgãos de segurança envolvidos na Operação.  “A sociedade está bastante agradecida, inclusive mandando emails para agradecer porque é uma cidade pequena que as pessoas pensavam que ia ficar por isso mesmo. Tivemos um grande apoio da polícia civil que nos ajudou a conseguir este êxito na Operação”, disse.
A ação resultou também na apreensão de maquinário utilizado para separação da droga e quatro motocicletas em situação irregular. Segundo o balanço, cerca de 200 policiais, sendo 17 delegados, 92 Policiais Civis e 102 policiais militares, participaram da ação.

Postar um comentário

0 Comentários