PARABÉNS CARNAIBA PELOS SEUS 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

Nesta quarta feira 30, o município de Carnaíba, no sertão do estado de Pernambuco, governado pelo prefeito socialista José Mário Cassiano Bezerra, comemora seus 62 anos de Emancipação Politica.
O território do atual município de Carnaíba era habitado pelos índios CaririsRegistros rupestres destes primitivos habitantes foram encontradas nas Serras do Boqueirão e da Matinha.
No século XIX, iniciou-se o povoamento de origem europeia quando o fazendeiro João Gomes dos Reis estabeleceu-se na Fazenda Lagoa da Barroca. Ali, foi construída a capela de Santo Antônio, no entorno da qual cresceu a vila de Carnaíba de Flores. A vila foi criada em 29 de junho de 1823. O distrito foi criado em 29 de julho de 1893, subordinado ao município de Flores.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Carnaíba pela lei estadual nº 1 018, de 29 de dezembro de 1953.
O município deve o seu topônimo à abundância de carnaúbas na região. O topônimo vem dos carnaubais da região. A palavra origina-se do tupi karana'iwa, "planta espinhosa".
Localiza-se a uma latitude 07º48'19" sul e a uma longitude 37º47'38" oeste, no Sertão do Alto Pajeú, estando a uma altitude de 485 metros. Sua população estimada em 2009 era de 19.155 habitantes e uma área de 437 quilômetros quadrados. Fica a 400 quilômetros da capital estadual. Ao norte fica o municipio de Quixaba e ao sul limita-se com Custódia. Flores localiza-se ao Oeste de Carnaiba e Afogados da Ingazeira ao lado Leste.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem, como critérios, o índice pluviométrico inferior a 800 milímetros, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.
Foi em Carnaíba que nasceu Zé Dantas, grande compositor sertanejo, conhecido por suas belas canções, como "O xote das meninas", "Derramar o Gás", "A Volta da Asa Branca", "O Forró de Mané Vito", "Vozes da Seca", "Vem Morena", "Algodão", "Cintura Fina", "Imbalança", "Mané e Zabé", "Minha Fulô", "Noites Brasileiras", "São João na Roça", "Paulo Afonso", "Riacho do Navio", "Sabiá", "Samarica Parteira", "Siri Jogando Bola" etc.
O cantor e compositor Daniel Bueno também é filho de Carnaíba. O músico já gravou com grandes nomes da música popular brasileira em 12 CDs lançados. "Fazenda de Vovô", "O Filme", "As Coisas que Deixei Ali" e "Minha Saudade" (com Geraldo Freire) são músicas de destaque.
Além deles ainda se destacam muitos outros artistas do mundo da musica  como Toinho Gitirana, Toinho Barbosa, Cacá Malaquias, Jonathan Malaquias, Beto de Juva. Nas artes cênicas o destaque para Silvio Paulo Rodrigues, Lisboa Gomes e Cauê Rodrigues, que em 2015 lançou o filme "Sertão de Sonhos", de sua autoria e gravado em Carnaiba com atores locais pela produtora paulista Nova Ideia.

Postar um comentário

0 Comentários