PREFEITURA E CODEVASF FORTALECE PRODUÇÃO APÍCOLA EM QUIXABA-PE

  Os apicultores do município de Quixaba, no Sertão do Pajeú, Pernambuco, receberam kits de apicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (30). Os 24 kits chegaram às mãos dos apicultores durante a reunião ordinária do Consorcio Intermunicipal de Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú) que contou com a presença do superintendente regional da Codevasf no estado, João Bosco Lacerda de Alencar, além de engenheiros do órgão em parceria com a prefeitura Municipal da Quixaba.
Os kits de apicultura integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, conduzido pela Companhia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). O objetivo é fortalecer os arranjos produtivos de comunidades rurais. Em Quixaba, o investimento na ação foi de R$ 131,4 mil.
 Os kits familiares são de dois tipos, os de 20 e os de 30 colmeias, de acordo com a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado. Além das colmeias, os kits incluem utensílios, indumentárias completas, melgueiras, fumigador, entre outros itens necessários para o desenvolvimento da atividade.
Segundo o zootecnista Wellington Dias Lopes Júnior, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Pernambuco, em cinco anos a Companhia investiu cerca de R$ 8 milhões no aprimoramento e fortalecimento da cadeira produtiva da apicultura no estado, entre implantação de kits produtivos e construção e reforma de Unidades de Extração e Beneficiamento de Mel (Casas de Mel).
 “São números bastante positivos que alcançam cerca de 1500 famílias na área de abrangência da superintendência regional aqui de Pernambuco. A nossa meta é apoiar e orientar cada vez mais os apicultores para fortalecer a produção e, assim, eles alcançarem cada vez mais mercados, gerando renda e melhorando as condições de vida das famílias”, enfatizou Wellington.
Neste ano, já foram contemplados com kits produtivos familiares de apicultura pela Codevasf em Pernambuco produtores de municípios como Araripina, Santa Filomena e Petrolina.
 Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Izabel Aragão, todo esse trabalho que está sendo realizado tem como objetivo organizar a cadeia produtiva, qualificar o desenvolvimento da atividade e promover a inclusão produtiva do público de extrema pobreza – além de incentivar a criação de abelhas de forma racional, reduzindo o extrativismo rudimentar e, assim, promovendo a sustentabilidade do setor.
 Vários prefeitos do Pajeú participaram no evento que aconteceu no Ginásio de Esportes da cidade como Luciano Torres (Ingazeira) José Mário Cassiano (Carnaiba),  Soraya Morioka (Flores), Cida Oliveira (Solidão), Arquimedes Machado (Itapetim),  Romério Guimarães (São José do Egito),  José Vanderley (Itapetim), Deva Pessoa (Tuparetama) e Luiz Carlos (Custodia), que estiveram na cidade da Quixaba em também para participarem de reunião que discute os resíduos sólidos na região.
 Superintendente regional da Codevasf no estado, João Bosco Lacerda de Alencar
 Secretários, prefeitos, Representantes do IPA e apicultores

Postar um comentário

0 Comentários