UNIDOS, GRUPOS RELIGIOSOS ENCENAM O ESPETÁCULO DA VIA SACRA EM PRINCESA ISABEL-PB

 Uma multidão de populares, assistiram na noite desta segunda feira 30, a encenação teatral da Via Sacra, apresentada pelas principais ruas da cidade de Princesa isabel, sertão da Paraíba no extremo com o estado de Pernambuco. 
Foram cerca de sessenta (60) atores amadores formados pelos grupos Ministros da Palavra, Os Acólitos, ECC, Catequese, EJC, Terço dos homens, Pastoral da Família e Ministros da Eucaristia, todos os grupos ligados a igreja católica.
 O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
 O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
 Esta reflexão é baseada em quinze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus é descido da cruz
  14. Estação: Jesus é Sepultado
  15. Estação: Jesus Ressuscitou
Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra. Dentre elas, as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos, foram: Via Cruciscom a Mãe, 2006; Via Crucis do cardeal Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as vias-crúcis de são Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952. Por volta de 200 anos atrás a Igreja Católica decidiu adicionar a décima quinta estação, para que os cristãos recordassem que seu Salvador havia vencido a morte e que a Via Crucis não termina na morte e sim na vida nova.
Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.
As fotos foram cedidas gentilmente por Fábio Arruda para o Blog do Cauê Rodrigues.

Postar um comentário

0 Comentários