BREJINHO COMEMORA 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTA TERÇA FEIRA

Nessa terça-feira dia 31 de março de 2015 Brejinho, na cabeça da região do Pajeú comemora 52 anos de Emancipação Política, o prefeito José Vanderlei, em contenção de despesas vai fazer uma comemoração simples, uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São Sebastião, que será celebrada pelo Padre Cícero com Hasteamento da Bandeira do Município e a participação da Banda Marcial da Escola Municipal São Sebastião.
 
HISTÓRIA DE BREJINHO
 Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim, e teve como primeiros habitantes os senhores Manoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de trabalhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.
 
Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, foi celebrada a primeira missa naquele povoado, sob a sombra de uma frondosa baraúna situada entre as humildes casas de palha e taipa pelo padre João Leite Gonçalves de Andrade, .
 
Na mesma data da celebração da missa realizou-se a primeira feira livre do pequeno aglomerado, com a presença de vários feirantes vindos de localidades vizinhas.A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1929, sendo, anos mais tarde ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.
 
- Distrito criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 14/62, de 10-04-1962, subordinado ao município de Itapetim.
- Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Itapetim.

Postar um comentário

0 Comentários