Próxima semana: tarifaço na energia; até 48%

Da Folha de S.Paulo – Julia Borba
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta sexta-feira (27) o reajuste extraordinário sobre as distribuidoras de energia de todo país e ainda um acréscimo para o sistema de bandeiras tarifárias.
O efeito prático para o consumidor é um aumento, a partir da próxima segunda-feira (2), de até 48% no preço da luz, considerando reajuste extraordinário e bandeira tarifária.
Na média, o aumento percebido pelos brasileiros em março será de 32%. Esse percentual considera tanto a média dos reajustes extraordinários no país (23,4%) quanto o efeito extra trazido pela aplicação da bandeira vermelha (8,5%), que vai valer durante todo mês.
Apesar da bandeira tarifária poder variar de mês para mês, é improvável, pelas condições climáticas e atual situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que a cor da bandeira possa voltar a ser verde no curto prazo (sem acréscimos para o consumidor), ou mesmo amarela (que indica gastos acima do padrão, mas não exorbitantes).
De forma que a pressão sobre os preços da energia deve seguir pelos próximos meses.
Mesmo ao desconsiderar o efeito da bandeira tarifária, o aumento médio que será aplicado sobre as tarifas, de forma permanente, será de 28,7% para Sul, Sudeste e Centro-Oeste e de 5,5% no Norte e Nordeste.
Para os consumidores da Eletropaulo, por exemplo, o aumento extraordinário elevará as tarifas em 31,9%. Com a bandeira vermelha, 40,4%.

Postar um comentário

0 Comentários