OS GIGANTESCOS LIVROS DE NOTAS E REGISTROS DO CARTÓRIO DE NADIJANARA MADUREIRA EM CARNAIBA

Curioso, acabei fotografando Edvânia Maria dos Santos Silva (Ninha),  enquanto escrevia em um gigantesco livro quando estive no Cartório único de Notas e Registros de Carnaíba, sob o comando da Escrivã Nadijanara Madureira Lautenbacher. Ninha que trabalha no escritório a onze anos, conhece como ninguém os registros e números dos mais de trezentos livros existentes no arquivo do Cartório. Segundo ela, em cada página dos livres, pode-se 'caber' de oito e doze registros de imóveis em um livro de 300 páginas. Todos os imóveis e terras pertencentes ao território de Carnaíba são registrados no Cartório único de Notas e Registros de Carnaíba.

matrícula, o registro e a averbação são atos relativos aos bens imóveis que se  processam sob formalidades no Cartório de Registro de Imóveis.

matrícula é o ato cartorário que individualiza o imóvel, identificando-o por meio de sua correta localização e descrição. É na matrícula do imóvel que são lançados o registro e averbação, mostrando o real situação jurídica do imóvel.

Como popularmente dito, a matrícula funciona como um retrato do imóvel pelo histórico anotado nos livros do Cartório.

Postar um comentário

0 Comentários