CARNAIBA: EM REDE SOCIAL, PADRE CLÁUDIO FALA SOBRE A PROIBIÇÃO DE QUEIMAS DE FOGOS EM EVENTOS DA IGREJA

De fato essa questão com fogos aqui em Carnaíba é algo que vem a alguns há anos causando constrangimento não somente a mim, mas as equipes das festas e a toda a comunidade. 
Tenho dois documentos expedidos pela comarca de Carnaíba sobre o assunto. O primeiro é proibindo de soltar fogos nas proximidades da nossa Igreja Matriz. Porque tem pessoas doentes  e que os fogos tiravam o sossego e incomodavam essas pessoas. Acatamos a decisão.
Depois recebemos o ofício nº 2011.0067.0001057 no ano passado, mas datada com 28/05/2015, repito 28/05/2015 que diz:
" Senhor Pároco,
Pelo presente, determino que V. Revm.ª, oriente aos responsáveis pelas festividades em todas as igrejas e capelas da paróquia de Carnaíba, que constitui contravenção penal perturbar o sossego e a tranquilidade alheios com a queima de fogos de artifícios/explosivos, das 22:00 às 07:00 horas e ao meio dia, em qualquer lugar do município.

Renovo a V. Revm.ª votos de consideração e apreço
Atenciosamente,

Dr. José Carvalho de Aragão Neto 
Juiz de Direito"

Pois li, expliquei nas comunidades, na matriz e expus no mural que fica na entrada principal da igreja matriz. Tenho, sempre dito aos responsáveis pelas festas que respeitem esses horários, como os tenho por testemunha. Sei também que existe uma lei que proíbe a perturbação de sossego.
Agora ontem fiquei surpreso com os acontecimentos.
Enquanto estávamos nos preparando para darmos início a procissão, pelas 18h e poucos minutos (não sei precisamente) e alguém escolhido pelos responsáveis da festa soltava os fogos. Vi o carro da polícia vir e parei até a procissão, que iríamos iniciando para o carro da polícia passar, pensando que estavam fazendo uma ronda. Mas o carro parou, vi que não iriam passar e continuei com a procissão. 

Confesso que sai preocupado com as crianças, rezando e seguindo a procissão e nem percebi que tinham parado de soltar fogos e o que aconteceu com a viatura.
Quando chegamos a matriz, fui avisado que o carro da polícia estava lá para prender quem soltasse fogos. Sei que a polícia estava cumprindo ordens, não sei se escritas ou verbais.
Isso me causou indignação e constrangimento não somente a mim, mas toda a nossa comunidade. Como expus na missa. Que é pela primeira vez no Pajeú em que uma procissão de festa de padroeiro é  escoltada pela policia para prender quem soltar fogos.

Sei que, de fato o barulho feito pelos fogos incomodam, mas a humanidade toda os solta nas suas comemorações. E aqui em Carnaíba, como em outros lugares, do mundo os solta, não vejo problema tão grave. E se tiver é só chegar e nos dizer que estamos prontos a procurar a melhor solução.
Eu mesmo não gosto de fogos, mas nem por isso, os proibido. Nunca mandei ninguém comprar nem os soltar. Mas tenho plena ciência que é uma maneira do povo celebrar suas festas. Tem seus perigos, não nego, como tantas outras coisas na vida e nem por isso, deixamos de usar.

Então, estávamos dentro do horário determinado. Não entendi porque tamanho desrespeito a toda a nossa comunidade católica carnaibana. Se os fogos prejudicam tanto, era é chegar e nos pedir para parar de soltá-los, sem a presença policial, que faríamos. Agora cabe determinar, por escrito, os novos horários e em circunstâncias não se pode soltar mais fogos para evitar constrangimento ao povo, porque temos respeitado as determinações anteriores. Coloco ainda a disposição nossas celebrações vir ,de viva voz ,explicar ao povo tais decisões.
E digo estou com a comunidade, ao invés de prender ao que me ajudam espero que prendam a mim, porque única prisão que de fato de causa grande medo é o inferno por prática de injustiça, porque de lá nunca mais sairei.

Pe. Antônio Cláudio da Silva
Pároco da Paróquia de Santo Antônio e São João Maria Vianney
Carnaíba - PE, 27/07/2014

Postar um comentário

0 Comentários