.

.

.

.

.

.

.

.

Sebrae articula APL para desenvolver caprinovinocultura em Floresta

Nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, a equipe da Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, vai participar de uma reunião com o Senai e Secretaria Estadual de Micro e Pequena empresa de Pernambuco - SEMPRETEQ, para discutir a criação do projeto “Valorizando a Pele”, em Floresta - PE. A ação visa ao desenvolvimento do território semiárido, onde, inicialmente já foram identificadas as lideranças na cidade e o potencial da caprinovinocultura, bem como todos os elos da cadeia produtiva com intuito de formar e organizar um arranjo produtivo local (APL).
“Já identificamos que temos uma cultura de produção de ovino no campo, além de indústrias de laticínios, um grande mercado para a carne, uma indústria beneficiadora de peles e a intensão de criar um abatedouro na região. Diante disso, estamos trabalhando para fortalecer a produção de caprinovinocultura, com qualidade predefinida (raça, carne, peso ideal para a idade do animal, etc), além da produção do leite e seus derivados, e o fortalecimento no uso do couro. Com isso, o produtor vai vender sua criação por um valor melhor”, explica Pedro Lira, gerente da Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica.
Para que isso funcione, o Sebrae prepara os criadores para uma educação gerencial, a fim de que a cadeia produtiva se desenvolva e abasteça todo o arranjo produtivo local, com tecnologia e inovação. “A importância do Sebrae nessa ação é ímpar, pois é o articulador de todas as empresas que participam e envolvem esse arranjo produtivo, capacitando-os para que esse APL não se quebre”, afirma Pedro.
Para esse evento, focado exclusivamente no uso do couro de caprino ovinocultura, com o tema “Valorização da Pele”, o Sebrae se faz presente com dois projetos: Desenvolvimento e Inclusão Produtiva para o Semiárido, que vai trabalhar diretamente com o curtume do couro, e o Projeto Economia Criativa, onde serão trabalhadas a questão do artesanato em couro.

Anterior Proxima Página inicial